Shopper

Mercado de beleza masculino: fique por dentro das tendências

23 de agosto de 2022 | Atualizado 21 de setembro de 2022

O segmento de beleza e cosméticos é um mercado tradicionalmente dominado pelas mulheres, mas que agora vem abrindo portas para um novo público: os homens. Essa tendência contribui  para que o público masculino no Brasil se mantenha entre os três maiores do mundo na categoria, atrás apenas de Estados Unidos e Japão.

No primeiro semestre de 2022 a parcela masculina do mercado de beleza no Brasil representou 21% da audiência total. A Argentina, por exemplo, apresentou 35% da fatia do mercado composta pelo público masculino, e assim indicando o potencial de crescimento desse segmento também por lá:

Similarweb PRO. Mercado brasileiro.

 

Interesse da audiência. Termos de pesquisa em alta

Para antecipar os movimentos da economia e o seu impacto nos diversos  segmentos do mercado digital, é importante acompanhar os termos de pesquisa em alta. No mercado de beleza, comparando o primeiro semestre de 2021 com 2022, a lista de termos mais pesquisados foi dominado por produtos masculinos: 

Seguindo essa tendência, três empresas se destacam, Men’s Market, Dr Jones e The Men’s:

The Men’s apresentou um crescimento de mais de 200% em sua audiência, comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano anterior. Aqui usamos a nossa solução Market Research.

O que fez The Men’s duplicar de tamanho nesse período? Analisando a distribuição de canais de aquisição podemos revelar ações bem sucedidas no mercado digital:

Apesar de ter o menor volume entre os três analisados, veja como a estratégia de The Men’s é a mais alinhada com o comportamento atual da audiência do mercado (em cinza).  

Já a maior dentre as analisadas e também veterana no mercado, a Men’s Market revela como players mais consolidados em um segmento aproveitam momentos de alta tendência do segmento: 

A audiência do site com origem de anúncios aumentou 141% em comparação ao ano passado. Dito isso, percebe-se que a empresa sacou o mercado e a procura masculina por produtos de autocuidado, note o slogan “homem também se cuida” nos seus search ads.

Em paid landing pages, a marca não apenas traz luz para seus produtos próprios como também vende produtos de outras marcas voltadas para o público masculino, abrangendo assim um público maior, que encontra tudo que precisa em um só lugar.

Parece que os homens brasileiros estão se abrindo para o mercado de autocuidado e vaidade, e esse público tem impulsionado o mercado da beleza no Brasil e no mundo.

E na Similarweb é possível acompanhar os planejamentos de mídias que estão dando certo, como os seus competidores estão performando e o que estão fazendo para isso, e ficar de olho no comportamento do consumidor praticamente em tempo real. Tudo em uma única plataforma intuitiva e prática.

Obrigado e até o próximo post!

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!