Marketing Digital

Nostalgia: O orkut está voltando.

11 de maio de 2022

A expectativa pela volta do Orkut despertou muita curiosidade entre os usuários. Desde que o domínio orkut.com foi reativado, no dia 27 de abril, os internautas estão fervorosos querendo saber quando a rede social, extinta em 2014, poderá ser usada novamente.

Por enquanto, tudo que se sabe é que o site foi reativado e contém uma mensagem do criador Orkut Büyükkökten, que diz: “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. […] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Ainda não é possível criar uma conta na plataforma, e infelizmente não dá pra baixar os conteúdos antigos para quem tinha conta muitos anos atrás. 

O Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu baixar as imagens até setembro de 2016. Quem não baixou os conteúdos pessoais até o prazo de expiração perdeu os arquivos para sempre.

Vale lembrar que a rede social nasceu em 2004, em uma era anterior à acessibilidade dos smartphones, e sua transição para o mundo mobile não foi bem sucedida.

Mas o que encontramos na Similarweb sobre essa novidade no mundo das redes sociais?

Houve de fato um salto de procura no site quando começaram os rumores de que a rede social ia voltar.

Fonte: Similarweb PRO.

Mas e o Facebook? Será que tem alguma coisa a ver com essa curiosidade do público ao retorno do Orkut?

Aparentemente sim. Nos últimos 12 meses o público da rede social não parece estar muito engajado.

Afinal, esse é o ciclo natural das redes sociais: elas surgem, tem seu auge, então surgem outras e o público migra.

 

Fonte: Similarweb PRO.

As pessoas estão interessadas, por nostalgia ou por curiosidade, e vamos continuar acompanhando essa novidade para saber se é apenas uma tendência ou se o Facebook continuará sendo a maior rede social do mundo.

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!