Marketing Digital

2 recursos para fazer análises competitivas no YouTube

by Ruth Trucks , Senior Marketing Writer 4 Min.
28 de abril de 2022 | Atualizado 20 de outubro de 2022

Fazer análises competitivas de vídeos e canais do YouTube é um passo importante para a criação de uma estratégia de marketing de vídeo bem sucedida na plataforma.

A duração do vídeo, os tópicos abordados e o engajamento do público de seu competidor podem ser ótimos indicadores para você otimizar sua estratégia no canal de marketing e aumentar as visualizações de seus vídeos.

Os recursos da Similarweb podem te auxiliar a fazer análises competitivas, fornecendo dados confiáveis e precisos, de grande utilidade para alcançar o sucesso no YouTube.

Continue conosco e descubra mais sobre estes recursos e como usá-los.

Gerador de palavras-chave para o YouTube

Em nossa ferramenta de busca de palavras–chave você deverá selecionar a opção “YouTube”. Digite qualquer tópico para receber palavras-chave relevantes. O recurso mostra todos os termos chave relacionados que geram um alto volume de tráfego no seu mercado.

Uma variedade de filtros te permite se aprofundar na busca por palavras-chave. Veja termos relacionados ou não ao nome da marca ou descubra palavras-chave long tail que talvez você não considerasse logo de cara.

Por exemplo, vamos imaginar que você está competindo contra um website de gastronomia e utensílios de cozinha e, por isso, digitou “panela de pressão” no gerador de palavras-chave para YouTube. Você irá perceber que os termos que mencionam receitas culinárias são os que mais geram tráfego.

Você acaba de descobrir uma informação valiosa sobre a estratégia de marketing de websites de gastronomia. Além disso, você sabe o que a sua audiência está procurando e qual tipo de conteúdo de vídeo tem que promover para atrair visualizações.

Recurso de oportunidades de palavra-chave

O segundo recurso que queremos destacar é o keyword gap tool (recurso de oportunidades de palavra-chave) porque a ferramenta inclui um filtro de busca de vídeos. Aqui você encontra palavras-chave que geram tráfego para o website de seus competidores, mas não para o seu. Com esse recurso fica fácil descobrir o que você está perdendo.

Selecione o líder do mercado e compare-o com a sua marca. Assim, você terá uma clara visão do volume de tráfego das palavras-chave mais populares em seu website e no do seu competidor e verá como elas se sobrepõem.

A seguir, ao clicar em oportunidades, você poderá gerar uma lista de termos que não geram tráfego para você, mas sim para a concorrência. Utilize este filtro de “busca de vídeo” para ver quais termos os usuários usam para encontrar conteúdos de vídeo.

Você pode fazer o mesmo para uma seleção de competidores que você quer comparar. Descubra palavras-chave adicionais que marcas específicas em seu mercado estão utilizando com sucesso e aprenda quais palavras-chave utilizar para se referir a tópicos de relevância.

O recurso também te permite identificar tendências em alta e baixa, e quais websites estão ganhando ou perdendo tráfego para as palavras-chave selecionadas. Utilize filtros adicionais para aumentar a granularidade dos dados.

Como fazer uma análise competitiva para anúncios pagos no YouTube

Qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando você pensa sobre marketing de vídeo? Se você está pensando em interrupções, não está sozinho. Todos nós já passamos por isso, em um minuto você está curtindo uma playlist de músicas ambiente e no outro um anúncio para uma seguradora te interrompe.

A verdade é que estes anúncios tornam algumas marcas muito famosas. Mesmo que você não assista aos seus anúncios de vídeo até o final, você reconhece as marcas e conhece o seu nicho de mercado. A única forma de se destacar é entendendo o que a competição faz e fazendo melhor.

O que você pode aprender da concorrência?

  • O que deixa o seu público-alvo entusiasmado.
  • Qual ponto fraco competitivo você pode melhorar.
  • O que funciona para a sua concorrência.
  • Quais palavras-chave utilizar para gerar mais tráfego de alta qualidade.
  • Quais tendências seguir para o marketing de vídeo em seu mercado.
  • O que não fazer.

Isto te permite:

  • Otimizar sua estratégia de anúncios de vídeo pagos
  • Definir metas mais realisticamente e efetivamente
  • Melhorar a sua posição no mercado
  • Aumentar o seu ROI

Eu consigo tudo isso só por comparar estatísticas de tráfego e engajamento? Sim!

Como usar a Similarweb para comparar a performance de anúncios pagos no YouTube

Em mercados saturados que contém um público-alvo amplo, você irá mensurar a sua performance contra a do melhor, não o mediano ou o competidor mais próximo. Por quê? Se você quer se destacar no mercado, o sucesso dos líderes do mercado é no que deve focar. Deixe que eles o ensinem.

Em mercados com um público-alvo mais específico, você precisa afunilar a sua concorrência e identificar os mais bem-sucedidos com o seu público.

Vamos analisar algumas formas de aprender através de competidores relevantes.

Você procura entender quão significativo é o papel dos anúncios do YouTube na estratégia de marketing geral de um competidor.

Com o nosso recurso é aparente onde as empresas focam os seus esforços de marketing, seja no Facebook, YouTube, Reddit, Pinterest, Twitter ou outros.

Você também pode encontrar facilmente os vídeos de seus competidores na Similarweb, incluindo informações sobre o período de campanha. Assista e analise os vídeos para descobrir o que os torna bem sucedidos.

Conquiste os consumidores através de vídeos

Obtenha os dados que você precisa para superar a concorrência e tornar os seus vídeos para o YouTube um sucesso.

Teste grátis agora

 

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!