Financial services digital strategy
Research

Inflação galopante e a procura da audiência em possíveis soluções.

16 de junho de 2022 | Atualizado 21 de setembro de 2022

O aumento da inflação pressiona o bolso dos cidadãos em um momento de renda baixa. Embora ainda não seja um cenário de hiperinflação como nos anos 1980 e 1990, o aumento de preços em 2022 bate recordes negativos do período pós-Plano Real – programa econômico que “ajeitou” a inflação descontrolada em 1994.

O problema não é só no Brasil, é claro, os preços em todo o mundo têm sido afetados, em geral pelas disrupções das cadeias de produção causadas pela pandemia do covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

O aumento da inflação brasileira teve início em 2020. Em um primeiro momento, essa alta foi focada em alimentos como grãos e carnes.

No ano passado (2021), a alta de 10,06% nos preços foi apontada pelos aumentos de combustíveis, impulsionados pela alta do petróleo no exterior e pelo dólar caro; pela conta de luz, que subiu com o acionamento de usinas termelétricas em meio à seca que esvaziou reservatórios de hidrelétricas.

Nos primeiros meses de 2022, o aumento na inflação ganhou mais força com a guerra na Ucrânia, que levou à alta de preços internacionais de commodities como petróleo e grãos. Então no Brasil, isso foi sentido na forma de aumentos em produtos alimentícios e de mais um impulso em combustíveis, já que a Petrobras mantém a política de acompanhar os preços internacionais dos barris de petróleo.

Dito isso, é intuitivo que as pessoas no país estejam passando por algumas dificuldades para manter sua qualidade de vida e pensem em outras formas de ter dinheiro, já que o salário já não supre as necessidades que antes supria.

No gráfico abaixo, analisamos com a solução da Similarweb os principais termos de busca relacionados ao setor de finanças. Os dados mostram que a audiência está procurando por loterias em geral, como mega sena e lotofácil. E também interessada em acessar seu fgts, e possivelmente investir em bitcoin.

No site da Caixa Econômica Federal, o segmento que corresponde ao de FGTS tem sido bastante acessado desde dezembro de 2020, seguido de crédito imobiliário, e empréstimos.

Continuaremos a acompanhar essa e outras tendências sobre o mercado financeiro e como a audiência se comporta quanto aos desdobramentos desse mercado.

Para mais informações sobre negócios e finanças, mande um email para o nosso analista de mercado matheus.oliveira@similarweb.com.

Agende uma demonstração e conheça todo o poder de análise da Similarweb, até logo!

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!