Research

O cenário brasileiro em 2022 para os veículos elétricos

24 de abril de 2022 | Atualizado 2 de novembro de 2022

Em julho de 2021, a União Europeia anunciou uma de suas metas mais ousadas até então: banir os carros movidos a combustíveis fósseis até 2035. 

Para conseguir cumprir o objetivo, instalações públicas de recarga de baterias deverão ser criadas a cada 60 km nas pistas e rodovias dos países do bloco até 2025. Se bem sucedido, o plano poderá cortar em 55% as emissões de CO2 até 2030 e incríveis 100% até 2035. 

Esse movimento na indústria automotiva é global. Destacamos os esforços dos Estado Unidos em querer que, até 2030, 40% dos novos veículos vendidos no país sejam movidos a eletricidade, e já está fechando acordos com as montadoras para isto. Os esforços globais para diminuir as emissões de CO2 e combater o aquecimento global, junto à instabilidade dos preços do petróleo e surgimento de novas inovações tocantes a matrizes de energia elétrica, fazem com que o cenário mundial seja cada vez mais favorável ao desenvolvimento dos carros elétricos e sua cada vez maior inserção no mercado automotivo.  

Está claro que os combustíveis fósseis estão no passado e o futuro é dos carros e outros veículos elétricos, no entanto, você sabe como esta tendência está afetando o mercado automotivo no Brasil? 

Continue com a gente e descubra o que as empresas automobilísticas estão fazendo para mudar e como as novas tendências verdes estão alterando o comportamento de negócios e consumidores no mundo digital. Tudo, é claro, através dos dados da Similarweb!

Tendências para o consumidor do mercado automotivo

De acordo com a análise digital da Similarweb, parece que o consumidor entrou na onda dos carros elétricos e não vê a hora de adquirir o seu. Apesar dos preços altos, 62% dos brasileiros preferem veículos elétricos e 50% planejam adquirir um no futuro próximo. 

Continue com a gente para uma rica análise de público alvo do setor automotivo!

1. Aumentos das buscas orgânicas por carros elétricos

As buscas orgânicas por “carro elétrico” e palavras-chave similares cresceram nos últimos dois anos e alcançaram um pico entre outubro e novembro de 2021, enquanto o senado discutia a superação de obstáculos legais e tributários para um aumento no tamanho do mercado de veículos elétricos no Brasil.

No mesmo período, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), divulgou um relatório informando um novo recorde de vendas de veículos eletrificados no primeiro semestre de 2021, apontando um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

2. Buscas por notícias sobre o tema

Em meio a tamanho crescimento, o consumidor do mercado busca informar-se cada vez mais sobre o assunto através de sites de mídias e notícias. A abril.com.br (com o guia quatro rodas), a globo.com, a motorshow.com.br e a uol.com.br estão em 1º, 3º, 4º e 7º lugares respectivamente no ranking dos sites que mais recebem tráfego de buscas relacionadas aos veículos elétricos. 

3. Kits de conversão e modelos mais econômicos

Ao procurar veículos elétricos nas ferramentas de busca, os consumidores estão se perguntando sobre:

  • Kits para converter carros à combustão em elétricos;
  • Opções de carro elétrico disponíveis no Brasil;
  • Modelos de carro elétrico mais baratos no Brasil; 
  • Baterias para carros elétricos.

E não é atoa que os 5 principais anúncios sobre o assunto incluem modelos de carro elétrico para compra e aluguel e um kit de motor elétrico para carros do Mercado Livre. Confira abaixo:

Fonte: Similarweb Pro

Tendências para o setor automotivo

Acompanhando as tendências na política global e as mudanças no comportamento do consumidor, indústrias do setor automotivo também têm se comprometido a investir mais e aumentar sua produção de veículos elétricos para o futuro. 

Continue com a gente e descubra o que os principais players do mercado automotivo estão fazendo para acompanhar as tendências e quais são os resultados para saber como aumentar a sua participação no mercado automotivo. 

4. Linhas econômicas de carros elétricos

Por muito tempo, carros elétricos foram sinônimos de alto custo. A Jac Motors quer quebrar essa associação com o 1º carro 100% elétrico que custa o mesmo que seus concorrentes movidos à combustíveis fósseis. 

Os carros, caminhonetes, vans e caminhões elétricos da empresa custam entre 160 e 470 mil reais e com certeza estão dando o que falar, já que a Jac Motors capta mais de 1% de todo o tráfego gerado pelas buscas desktop por carros e veículos elétricos em um cenário altamente competitivo.

A empresa viu potencial no mercado de elétricos e está investindo pesado nisso, sendo a líder na captação de tráfego pago gerado pelas buscas por termos relacionados a “carro elétrico” nos últimos 3 meses. E pode-se dizer que a estratégia tem sido bem sucedida, já que a performance do site cresceu exponencialmente nos últimos dois anos e dos 10 principais termos buscados por seus clientes nos últimos 28 dias, 7 fizeram referência ao termo “elétrico” ou a algum modelo de veículo elétrico da indústria. 

Fonte: Similarweb Pro

Fonte: Similarweb Pro

5. Recarga elétrica simplificada

A duração da bateria elétrica e a quantidade de instalações de recarga são questões importantes para o consumidor. Afinal, não dá pra comprar um carro elétrico e demorar dias para carregá-lo, ou pior, simplesmente não poder carregá-lo por falta de estações de recarga. 

Com isto em mente, grandes players do setor automotivo tem investido na melhora da performance das baterias de seus veículos e, principalmente, em tornar a experiência de recarga mais fácil e simples para o consumidor. 

No último mês, duas palavras chamaram a atenção do comunidor brasileiro para a tesla.com: “power bank” e “cybertrunk”.

Fonte: Similarweb Pro

Ambas se referem ao lançamento de novos produtos da Tesla, com formas mais eficientes e simplificadas de recarga de veículos elétricos. Enquanto o power bank é uma estação de recarga sem fio que guarda energia solar para continuar funcionando em casos de queda de energia, o cybertrunk é um modelo de veículo que se recarrega sozinho com seus painéis solares.

E não são só as estações de recarga da Tesla que estão em alta, dois dos 10 produtos mais populares no mundo digital dos carros elétricos são estações de recarga comercializadas pelo site eletromalu.com.br – e-commerce que se propõe a vender produtos inovadores. 

Fonte: Similarweb Pro

Agora que você já sabe as principais tendências do mercado automotivo para veículos elétricos, está na hora de otimizar suas estratégias para se manter à frente da concorrência e a par do comportamento dos consumidores. 

Isto fica mais fácil com as funcionalidades proporcionadas pela Similarweb! Com nossa ferramenta de Audience Overlap, por exemplo, você pode descobrir quantos visitantes compartilha e fazer benchmarking com a concorrência. Saiba mais clicando aqui

Fonte: Similarweb Pro

Referências

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2022/02/21/mercedes-benz-projeta-linhas-exclusivas-para-producao-de-veiculos-eletricos-dentro-de-alguns-anos.htm

https://lorena.r7.com/post/Segundo-pesquisa-62-dos-brasileiros-preferem-veiculos-eletricos

https://www.cnet.com/tech/where-the-ev-revolution-goes-next/

https://insideevs.uol.com.br/news/542328/brasil-incentivo-carros-eletricos-senado/

 

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!