Room with data running through for digital data cover image
Research

Similarweb e data.ai: a parceria que completa o ciclo 360º de análise de dados

29 de junho de 2022 | Atualizado 21 de setembro de 2022

Nas últimas semanas, a Similarweb, líder em inteligência digital de mercado, anunciou a sua mais nova empreitada. Foi  firmado uma parceria com a data.ai, referência mundial em inteligência de dados de aplicativos. Com essa parceria, a SW completa o ciclo 360º de análise de dados, fortalecendo a sua cobertura de métricas de tráfego e engajamento de aplicativos. 

A parceria endossa a liderança da Similarweb no mercado. Pela primeira vez – e disponível apenas em sua plataforma -, o cliente terá uma visão detalhada do perfeito arranjo entre dados da web e de aplicativos, em uma única interface. Sem dúvidas, o processo que está em construção é um passo imprescindível para a mensuração do ecossistema digital como um todo, ao permitir que as empresas compreendam a posição que ocupam no mercado, extraiam insights valiosos e implementem estratégias ainda mais assertivas. 

Interpretar e analisar dados é cada vez mais urgente

De acordo com a data.ai, os gastos globais do consumidor em aplicativos mobile, como de iOS, Google Play e lojas terceiras do Android, atingiram 170 bilhões de dólares em 2021. Tão impressionante quanto, foram baixados 230 bilhões de aplicativos no mundo durante o mesmo período. Um ponto que merece destaque é que o Brasil ocupa a 7ª posição na lista de países com melhor desempenho na indústria de e-commerce/compras online. 

A presença digital, em meio a uma pandemia que transformou o dia a dia de pessoas e negócios, tornou-se imprescindível em praticamente todas as áreas de atuação.

Mas não é “apenas” isso: a circulação de dados na web aumentou tanto que a mera presença já não é mais suficiente. Com níveis de competitividade como nunca vistos, é preciso analisar métricas de tráfego e engajamento, compreender o cenário, identificar gaps do mercado e, a partir disso, desenvolver estratégias que possibilitem melhorar o rankeamento da organização na indústria, além de uma conexão ainda mais direta com o consumidor.

O que os aplicativos mobile representam para a performance de uma organização no ambiente digital?

Vamos imaginar a internet como um espaço físico. Os sites são salas cheias de pessoas (clientes) que chegam ali de inúmeras formas: algumas caminham por dezenas de quadras (como quando pesquisamos por algo no Google e vamos comparando diversos resultados), outras pegam carona (por exemplo, quando entramos em algum site e clicamos em links que nos levam a outros) e há também aquelas que sabiam exatamente onde queriam ir, entraram no carro, pesquisaram o endereço e em 10 minutos estavam lá (esse tipo de cliente é o que chega por tráfego direto, digitando a URL exata do site ao invés de buscar por algo na barra de pesquisa). 

Nessas salas, há diversas distrações: propagandas em volume alto e cores fortes, como os anúncios em vídeo ou banner, que podem interferir na experiência de compra do cliente. Você deve imaginar que as “salas” podem se tornar cansativas ou bagunçadas em algum momento, mesmo quando a proprietária (empresa) se esforça para organizar o máximo possível, certo?

Enquanto isso, os aplicativos mobile são como salas premium. De fato, qualquer um tem permissão para entrar, desde que conheça sua existência e o caminho até lá. Com muito menos “barulho” e um público mais seleto, composto apenas por quem tem interesse nos produtos ou serviços ali vendidos, os aplicativos são uma oportunidade de conexão direta, imersiva e constante com o cliente.

Os apps também permitem uma otimização da jornada de compra: em poucos cliques, o cliente seleciona o produto, suas características e a entrega e realiza o pagamento. É rápido, facilita a vida do cliente e contribui para os ganhos da empresa. Além disso, dentro das plataformas é possível adicionar benefícios exclusivos para usuários, informações adicionais sobre a empresa e os produtos, personalizar o atendimento e criar experiências de compra ainda mais encantadoras. Todo mundo sai ganhando. 

Considerando tudo isso, fica fácil de entender porque as empresas têm investido tanto em aplicativos mobile. Cada um deles representa uma ponte para a comunicação direta com o cliente e, portanto, se torna uma ferramenta poderosa de marketing, vendas, suporte e atendimento. As possibilidades são infinitas, mas uma coisa é certa: na disputa cada vez mais acirrada pela atenção do espectador no digital, os apps direcionam todos os holofotes ao único ponto que importa – a própria empresa. 

Nesse cenário, é importante entender a performance do seu app versus a dos seus competidores, e a Similarweb tem a solução para isso!

Como a Similarweb auxilia empresas a criarem estratégias digitais assertivas

Se você já entendeu a crescente necessidade de saber interpretar e analisar dados para construir estratégias de posicionamento e vendas na web, agora deve estar se perguntando: “Como exatamente uma empresa pode fazer isso?”

As possibilidades são inúmeras, mas ter acesso a dados in real time sobre o que está funcionando (ou não) no mercado faz uma enorme diferença – e é justamente essa a proposta da Similarweb. Com uma interface intuitiva, a SW reúne milhares de dados de desktop, mobile e , a partir da parceria com a data.ai, também de apps (processo de integração) com um visual que facilita a compreensão. Só a nível de curiosidade, esses são alguns insights que podem ser extraídos da plataforma Similarweb:

 

  • Métricas de tráfego pago e orgânico de sites
  • Palavras-chave que performam melhor em cada indústria
  • Pesquisa de referências (que geram tráfego para URL’s específicas)
  • Benchmarking: análise das práticas aplicadas pela concorrência
  • Trends & tendências de cada indústria
  • Comportamento do consumidor
  • Jornada do cliente online
  • Análise de métricas de conversão
  • Geração de novos leads
  • e muito mais!

Na imagem abaixo, você pode ver as palavras-chave em alta nas buscas da indústria de E-commerce, em maio de 2022:

Para saber mais sobre como usar a Similarweb para avaliar o desempenho das estratégias online da sua marca e extrair insights valiosos do mundo digital, agende uma demonstração gratuita. 

Entre em contato com um de nossos especialistas de mercado:

  • joao.renz@similarweb.com
  • matheus.oliveira@similarweb.com

Esperamos você! Até o próximo post! 

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Veja aqui duas maneiras pelas quais você pode começar a usar a Similarweb hoje!