Como Aumentar o Tráfego Orgânico do seu Website: Um Guia Passo-a-Passo
As buscas orgânicas constituíram aproximadamente 14% do tráfego web ao longo dos últimos 3 meses.
Esse não é um número pequeno. Para te dar um pouco de contexto, o tráfego direto é o campeão com 78% e o seguinte no ranking é o tráfego de referências com 3.23%.
Mas sabe qual é o bônus do tráfego orgânico? Ele é gratuito.
O segredo para ganhar todo esse tráfego
É um fato conhecido que o 1º resultado nas buscas orgânicas do Google possui uma Taxa de Cliques (CTR – Click Through Rate) de 31,7% e o 1º resultado orgânico tem 10x mais chances de receber um clique comparado com uma página no 10º lugar.
Conquistar os melhores lugares via palavras-chave garante que você terá mais tráfego web e receita. Também te ajuda a superar a concorrência.
Continue com a gente para descobrir como você pode aumentar o seu tráfego orgânico e alavancar os resultados de marketing digital em apenas 7 simples passos.
7 passos para aumentar o tráfego orgânico
1º passo: Faça um benchmarking competitivo
2º passo: Vá atrás de páginas orgânicas de baixa performance
3º passo: Encontre palavras-chave melhores
4º passo: Optimize as principais páginas
5º passo: Reescreve meta tags para melhorar sua Taxa de Cliques
6º passo: Crie novos blogs e atualize os já existentes
7º passo: Optimize conteúdos
1º passo: Faça um benchmarking competitivo
Elaborar um plano para aumentar o tráfego orgânico começa com uma análise do panorama geral.
Então, a primeira coisa que você deve fazer é um benchmarking competitivo para comparar a sua performance com a dos competidores de seu nicho de mercado e colocar a sua estratégia no caminho certo.
Eu tenho um rápido exemplo para te mostrar como isso pode ser feito.
Dê uma espiada embaixo do véu de seus canais de marketing
O recurso de Marketing Channel Overview da Similarweb permite espiar a performance de buscas orgânicas de seus competidores. Você pode se perguntar:
- Quem está ganhando no meu nicho de mercado?
- Quais são as tendências de tráfego orgânico?
- Existe algum padrão perceptível?
No exemplo abaixo, alguma coisa te chamou a atenção?
Observação: Ambas as marcas tiveram um declínio acentuado entre março-abril de 2022.
Esse insights te permite ver como o seu tráfego web se compara ao de outros sites.
No entanto, ainda não temos informações suficientes. Afinal, de que adianta obter mais tráfego se não for o tráfego certo?
Se você olhar o nosso recurso de Bounce Rate (Taxa de Rejeição), terá uma ideia melhor sobre o tipo de tráfego que o seu competidor obtém. Agregar métricas de engajamento, como a taxa de rejeição, revela se o tráfego obtido é de alta qualidade ou não.
Vamos analisar o gráfico rapidamente.
O extra.com.br possui uma taxa de rejeição de aproximadamente 64%, enquanto a rejeição do carrefour.com.br é de 30.27%. Isso significa que o tráfego orgânico do carrefour.com.br é de qualidade mais alta e eles estão, provavelmente, fazendo um trabalho melhor em alinhar seus conteúdos às intenções de procura.
Nesse caso, o extra.com.br está ganhando uma maior quantidade de tráfego orgânico, mas o tráfego do carrefour.com.br é de maior qualidade. No entanto, o extra.com.br pode ainda estar ganhando mais tráfego de qualidade, pois o site está alcançando mais pessoas no geral.
Entenda o seu rankeamento
O tráfego de buscas orgânicas é resultado de um alto rankeamento para palavras-chave específicas. Use o nosso recurso de Ranking Distribution (Distribuição de Rankeamento) para compreender rapidamente como os sites da sua marca e da concorrência estão rankeados no Google.
Nesse exemplo, a distribuição de rankeamento mostra que o carrefour.com.br, mesmo com menos tráfego, ocupa mais posições no ranking do que o extra.com.br
Você também está se perguntando como?
É aqui que entra a busca por palavras-chave. Parece que o carrefour.com.br está obtendo sucesso com o termo “netflix”. Essa é uma oportunidade para o extra.com.br aumentar o tráfego orgânico de seu website adicionando “netflix” como uma palavra-chave estratégica.
Dica: avalie apenas um website para ver as mudanças mês-a-mês no ranking e entender se o ranking está aumentando ou em declínio.
Adapte o nosso exemplo com websites nos quais você está interessado para comparar o seu tráfego e ranking ao da concorrência e ver onde você se encontra.
2º Passo: Vá atrás de páginas orgânicas de baixa performance
A única razão para criar conteúdo em seu website é para alcançar as suas metas de marketing. Se uma página não faz isso, ela pode na verdade estar causando prejuízos do que benefícios.
Eu sei que é tentador criar conteúdos apenas por criar, porque parece que mais é sempre melhor. No entanto, no longo prazo você verá que remover páginas de baixa qualidade e baixa performance é melhor.
Páginas web que não geram tráfego orgânico, altas taxas de conversão, ou tráfego de referência acabam consumindo o seu crawl budget.
Vamos dar um passo atrás. O crawl budget é a forma como os buscadores navegam em um website – ele determina quantas páginas você possui, e quais páginas analisar.
Quanto mais tempo as ferramentas de busca gastarem analisando conteúdos ineficientes no seu website, menos provável é que alcancem suas melhores páginas. O seu objetivo é otimizar ao máximo o seu crawl budget.
Encontre e remova páginas de baixa performance que estão consumindo o seu crawl budget para ajudar as ferramentas de busca a encontrarem o seu conteúdo mais eficiente.
Ajudar ferramentas de busca a colocarem o foco em suas páginas mais importantes pode aumentar o seu SERP* e impulsionar o crescimento do seu tráfego orgânico ao longo do tempo.
*SERP do inglês Search Engine Results Page, é uma página de resultados de uma ferramenta de buscas. Quando você digita uma palavra qualquer no Google, a página que aparece em seguida com resultados orgânicos, pagos e outros recursos é o SERP.
3º passo: Encontre palavras-chave melhores
Você compraria uma casa com fundação fraca? Provavelmente não.
As suas palavras chave são a fundação de sua estratégia de SEO. É essencial que você encontre palavras chaves fortes para estabelecer as bases de seu sucesso.
Confira como a Similarweb te oferece os materiais que você precisa para construir a sua estratégia da melhor maneira.
Vamos começar identificando palavras chave quick wins.
Oportunidades de palavras chave
O Keyword Gap, nosso recurso de marketing digital, revela quais palavras chave você não utiliza que mais geram tráfego para seus competidores. É só inserir a sua URL na plataforma, clicar na aba “organic” e adicionar o filtro “non-branded opportunities” para ter acesso a uma lista de palavras chave que você pode adicionar a sua estratégia e usar para gerar mais tráfego.
Abaixo nós temos uma visão interna sobre a estratégia do carrefour.com.br e vemos quais são as palavras chave que geram tráfego para a empresa e não para o extra.com.br. Essa informação é capaz de ajudar a equipe do extra.com.br a ajustar sua estratégia para aumentar o tráfego orgânico.
Palavras-chave por nicho de mercado
O Keywords by Industry, nosso recurso de marketing digital, te ajuda a entender quais palavras chave são populares ou tendência em seu nicho de mercado. Essas palavras-chave são, geralmente, influenciadas por novos eventos, época do ano, feriados e outras mudanças da “vida real” como lançamento de novos produtos de marcas no seu mercado.
Retomando o nosso exemplo, dê uma olhada nos insights abaixo. Se o seu website estivesse competindo nesse espaço, o que te chamaria atenção?
Dica: Palavras-chave relacionadas a eletrônicos e eletrodomésticos parecem estar funcionando muito bem para vários websites, incluindo o da Magazine Luiza.
Você pode utilizar o nosso filtro question queries para ver quais são as perguntas mais comuns em seu mercado e criar conteúdos relevantes que respondam a estas questões.
Sazonalidade das palavras-chave
Foque em palavras-chave que ainda nem estão no radar dos seus competidores. Nosso recurso de Keyword Seasonality revela quais serão as próximas oportunidades de palavras-chave baseando-se no padrão de tráfego de anos anteriores. Assim, você pode prever quais tendências vão surgir em cada época do ano e usar as palavras-chave mais relevantes antes que qualquer um. Sua concorrência vai ser pega de surpresa!
Análise competitiva de palavras-chave
Chegou a hora de aprimorar as SERP Features e palavras-chave de cauda longa (termos com volume de busca mais baixos e pouca concorrência) relevantes para a sua marca. Palavras chave de cauda longa geralmente geram menos tráfego em termos de volume do que palavras chave de cauda curta (termos com muito volume de busca, no entanto, muito concorridos). Estas são mais específicas e, por isso, tendem a ter mais intenção de pesquisa segmentada.
Pense em termos como “ps5” vs. “preço ps5 preto”. Qual deles você pensa que é mais frequentemente buscado e qual você pensa que é mais capaz de gerar uma compra?
Vamos ver se você consegue descobrir a resposta com o recurso de Competitive Analysis da Similarweb. Primeiro, clique em Search e depois em Keywords.
Veja quais são os SERP Features mais relevantes primeiro. Quando o Google coloca o seu conteúdo em um SERP Feature, você tem uma posição vantajosa na primeira página dos resultados de busca. Use o recurso de Keywords para descobrir as principais palavras-chave que geram tráfego para você vs. para seus competidores e, então, encontre oportunidades de SERP Features.
Por exemplo, o extra.com.br possui o SERP Feature de Shopping Ads (Product Listing Ads) para a palavra-chave “ps5”.
Veja a imagem abaixo para entender porque o extra.com.br está dominando a parcela de tráfego para a palavra-chave:
E ainda tem mais! Você pode clicar em Ranking Distribution e “brincar” com os nossos filtros para descobrir as palavras-chave de cauda longa que os seus competidores estão utilizando.
Para o carrefour.com.br, filtramos as top 10 palavras-chave não relacionadas a marca com um volume de buscas maior que 20 mil e descobri termos relevantes, como “smirnoff ice” e “chopp de vinho”.
Gerados de palavras-chave
Nosso Keyword Generator vai te ajudar a aumentar a sua Taxa de Cliques rapidamente (CTR). Ele revela quais termos de busca possuem um volume alto ou baixo de cliques, assim como as buscas que resultam em zero-cliques. Isso acontece porque muitas vezes o usuário não consegue achar a resposta para sua pergunta diretamente no Google nos featured snippets.
Ao investir nas palavras-chave que você sabe que gerarão cliques, você impulsiona o seu CTR rapidamente. Por exemplo, com termos relacionados a “ps5”, note como a diferença de cliques é grande entre várias palavras-chave similares.
Vamos parar por aqui e deixar você implementar os primeiros 3 passos antes de prosseguir. Quando estiver pronto, é só clicar aqui e seguir para os próximos passos.
Lembre-se que, nesses primeiros passos, além de fazer um benchmarking competitivo, é essencial que você olhe para dentro e tenha uma visão acurada sobre a performance dos conteúdos já existentes em seu website.
Para prosseguir, você já deve ter:
- Feito um benchmarking competitivo
- Analisado suas páginas orgânicas de baixa performance
- Encontrado palavras-chave de alta performance
Se você ainda não realizou alguma destas etapas, ou não sabe ao certo como fazê-las, confira o passo-a-passo detalhado em nosso artigo.
Se já passou por todos esses estágios, continue com a gente para conferir como:
- Otimizar as principais páginas
- Reescrever meta tags para melhorar sua Taxa de Cliques
- Criar novos blogs e atualize os já existentes
- Otimizar conteúdos
Vamos lá?!
4º passo: Optimize as principais páginas
Observe quais das suas principais páginas já possuem conteúdos que estão gerando muito tráfego e rankeando bem. Mantenha cada conteúdo fresquinho e atualizado seguindo as dicas abaixo:
- Atualize os dados relevantes
- Inclua novas informações nos tópicos
- Incorpore mais links conforme for criando mais conteúdos relacionados
- Faça LinkBuilding
- Adicione novos recursos como vídeos, estudos de caso, FAQs ou exemplos
- Acrescente palavras-chave relevantes e termos de busca em seu conteúdo
Passo 5: Reescreva meta tags para melhorar sua Taxa de Cliques
Uma vez que o seu conteúdo esteja bem rankeado para suas palavras-chave, sua batalha por tráfego está na metade do caminho. Você ainda tem que convencer os usuários a clicarem.
Meta Description e títulos HTML, também conhecidos como meta tags, são alguns dos elementos que mais exercem influência em sua CTR.
Convenientemente, o Google rankeia páginas com CTRs mais altos nas SERP Features, então, ao melhorar as suas tags, você ganha mais tráfego agora e melhora o seu rankeamento no futuro.
Para fazer isso, garanta que os seus títulos HTML e meta descriptions incluem suas palavras-chave, estejam de acordo com as limitações de número de caracteres e sejam otimizadas para SEO. Confira também se as suas meta descriptions incluem uma call to action clara e atraente.
Provavelmente você já adivinhou o que eu vou dizer agora, mas vou dizer mesmo assim porque é importante. Todas as suas tags devem estar de acordo com as intenções de busca dos usuários. Verifique isso duas ou mais vezes.
Dica: Para ganhar mais cliques, garanta que o seu conteúdo seja interessante para o leitor. Ignore o que o leitor terá que “fazer” e foque no que irá “ganhar”
6º passo: Crie novos blogs e atualize os já existentes
Conteúdo de qualidade é muito importante. Como todo blogger sabe, escrever conteúdos para blogs consome muito tempo, mas se você planejar e otimizar seus conteúdos de maneira correta, os esforços valerão a pena. Blog posts são o alicerce de sua estratégia de SEO.
Organize as palavras-chave que você quer utilizar por caso de uso, intenção de busca, dores e persona, além de por volume de busca. Sempre tenha em mente que você não escreve para si mesmo, você escreve para uma audiência específica. Mantenha o foco de seus conteúdos na experiência do usuário.
Quando você considerar como cada blog post será estruturado:
- Responda as questões relevantes
- Faça com que o seu conteúdo seja de fácil leitura
- Inclua recursos visuais (ex. infográficos)
- Crie conteúdos adaptados para as redes sociais
- Adicione todos os backlinks relevantes
7º passo: Optimize conteúdos
O Google introduziu os featured snippets em 2016 e eles tornaram-se cada vez mais importantes desde então. Algumas vezes esse tipo de conteúdo responde às perguntas dos usuários no próprio SERP, o que significa que o leitor não tem que clicar em nenhum website para obter a informação que está procurando. Lembra como isso se chama? Sim, buscas que resultam em zero-cliques.
Criar conteúdo adaptado para os featured snippets significa que os usuários não necessariamente vão clicar no seu website naquele momento, no entanto, você irá obter um rankeamento maior que o da sua concorrência e aumentar a visibilidade de sua marca.
Dica: Aumente a chance de receber cliques nos seus featured snippets através da criação de conteúdos que respondam às questões em passos e possuem mais passos do que os que cabem em um snippet.
Para aumentar suas chances de aparecer no Rich Results do Google você deve:
- Usar palavras-chave em formato de pergunta, que contenham o que, como, quando, por que… E então responder à pergunta no início do blog
- Criar um conteúdo segmentado, que facilite ao leitor encontrar aquilo que está buscando
Considerações finais
Ficou claro porque todas as estratégias de marketing digital buscam aumentar o tráfego orgânico? Não é uma meta fácil, mas com certeza é alcançável. Aumentar o tráfego orgânico de seu website leva tempo, então mantenha-se fiel a sua marca e ao seu público, aplique os 7 passos que te ensinamos e tenha paciência.
Bom, o que você está esperando? Acabamos de compartilhar valiosas dicas com você, então está na hora de colocá-las em prática.
Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?
Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!